TAMANHO DO TEXTO AA
Cultura e Lazer / Publicada em: 17/12/2014
Cruzeiro, pedacinho querido do meu Brasil!
A cidade de Cruzeiro, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, é cercada por rios, rodeada por mata nativa, cachoeiras e piscinas naturais que são os maiores atrativos. No entanto possuí importantes pontos históricos, mas que estão abandonados.

Ao caminhar pelo município, é possível enxergar a bagagem histórica  de Cruzeiro, a cidade que nasceu da ferrovia que ligava os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ainda traz as marcas da antiga ferrovia. 

Antiga estação de trem, agora estacionamento da cidade

Cruzeiro é uma cidade com grande potencial turístico, a valorização dos cenários históricos poderiam desenvolver as origens culturais e sauxiliar a economia da cidade. O único lugar que é monumento histórico, e está em bom estado de conservação, é Museu Novaes, conhecido como Solar Novaes, uma fazenda construída em 1805, o acervo traz móveis coloniais, cristaleiras procedentes da Itália e documentos históricos. 

Mas, a cidade tem potencial para oferecer diversos pontos históricos, é Capitólio Teatro Municipal da Cidade, o prédio inaugurado em 1930, traz traços arquitetônicos da Scala de Milão, no início era um cinema e já teve fama de cabaret. Sua última restauração foi em 2001, mas hoje o imóvel está degradado e com as portas fechadas. Em novembro, o local abandonado foi utilizado por bandidos para acessar a loja de motos que fica no prédio ao lado, acarretando em um roubo avaliado de 60 mil reais.

“A história da cidade está sendo abandonada” afirma Valter, 45, professor. As margens do Rio Paraíba, possuí rastros da história da cidade, o porão da família Escobar é o antigo Cine Cruzeiro, que na década de 60, transmitia filmes mudos e faroeste para grupos de adolescentes a preço de um cruzeiro, o imóvel mantem a mesma estrutura e escritos na paredes, a rua também foi cenário de diversos cabaret e casas de escravos, que mantem a mesma estrutura arquitetônica da década de 80. Mas, o local também sofre com abandono e está se deteriorando, o que poderia ser patrimônio histórico, na verdade, está sendo destruído pelo tempo.

Turismo ecológico

Cerda por rios, a cidade oferece diversas opções para aproveitar o turismo ecológico, a Serra da Mantiqueira tem espaço para aventureiros que querem desfrutar de trilhas, rios e cachoeiras no meio da mata, ou com ranchos e clubes com piscinas naturais.

Há Cachoeira do Cantagalo, Toca das Andorinhas, Pedreira e outras. Visitamos a Cachoeira Pedreira, trecho do Rio Braço, que tem um trilha de fácil acesso cercada por pasto, com aguas cristalinas e pequena queda d’agua. É perfeita para jovens. Mas, quem quiser aproveitar o Rio do Braço, um local tranquilo e mais familiar encontra alguns espaço privados como Racho e Fazendas abertas ao público, entre elas o Racho do Zé João, que oferece duas piscinas naturais e também é cortada pelo trecho de águas calmas do Rio, além de um poço, o local oferece pousada, camping, restaurante, quadra de volley de areia e outra opções de lazer.

Para saber mais sobre a cidade e opções de lazer acesse: http://www.cruzeiro.sp.gov.br/index.php/turismo

Confira também o site do Rancho Zé João:
http://www.ranchodozejoao.com.br/index.html

 

Entrevista realizada na "Feira do Rolo" em Cruzeiro, com moradores e feirantes.  

 

 

Entrevista com o Professor de Arte da rede pública de Cruzeiro. 

 

 
 

 

Letícia Escobar e Maria Alessandra
Publicada em: 17/12/2014
Indique ao amigo
Modo de impressão
+ NESTA EDIÇÃO

© Copyright 2011 - Momento Online. Todos os direitos reservados.