TAMANHO DO TEXTO AA
Comportamento / Publicada em: 08/12/2014
Aprendendo a cozinhar com a internet
Vlogs culinários fazem sucesso na web

 

Quem nunca perdeu (ou ganhou) horas e mais horas na frente do computador ou do celular assistindo vídeos sobre como preparar algo diferente para comer? Hoje, é possível aprender a cozinhar pratos em todos os níveis de dificuldade: desde um simples brigadeiro até hambúrguer de siri ou drinks.
O YouTube tem mais de um bilhão de acessos únicos por mês. Cerca de cem horas de vídeos são enviadas por minuto ao site. Mais de 300 milhões de horas são assistidas pelos usuários todos os dias e outras seis bilhões de horas em vídeos são assistidas mensalmente. Entre os mais vistos estão os famosos canais culinários.
Um levantamento feito pelo YouTube Brasil mostra que, de janeiro à outubro de 2014, a procura por canais que ensinam a arte de cozinhar entre os inscritos do país aumentou cerca de 30%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em todo o mundo, o número de inscritos em canais de culinária aumentou 280% no último ano.
“Cozinhar pode ser algo divertido”. De acordo com Otávio Albuquerque, paulistano e diretor da Tastemade Network (rede deno Brasil, mostrar isso aos usuários do YouTube é um dos principais motivos para a existência do canal Rolê Gourmet, que ele mantém em parceria com o famoso vloger PC Siqueira: “Toda a ideia por trás do Rolê é fazer com que as pessoas larguem de frescura e se aventurem na cozinha”.
Ainda segundo Albuquerque, não importa se você é veterano ou calouro: a cozinha é um lugar para todos!
Motivada pela entrevista, nossa repórter, Amanda Sousa, topou o desafio e se jogou na cozinha pra –tentar – fazer palha italiana, seguindo a receita do canal Rolê Gourmet. O resultado você confere clicando no vídeo aí embaixo.


https://www.youtube.com/watch?v=zq0ViDCHLio&feature=youtu.be


Nossa outra repórter, Mariana Prates, também tentou e o resultado foi um pouco melhor... Veja nas imagens a seguir:

 

Mas o canal de Otávio Albuquerque é apenas um dos milhares de canais que ensinam culinária de qualidade de forma simples, objetiva, divertida e barata. Observe no infográfico:

Nossa voz padrão, Carlos Rafael, foi atrás de pessoas que realmente se aventuraram e seguiram os conselhos dos ‘chefs’ do YouTube e Instagram e criaram afeto pelas artes da cozinha. Ouça:

http://www.4shared.com/mp3/2g6E55Pqba/CARLOS__1_.html
Alguns canais dão tão certo que fizeram até coletâneas com as melhores receitas. Como é o caso do livro de Caio Novaes, do canal Ana Maria Brogui, um dos pioneiros e o mais visto do Brasil.
O livro “As Melhores Receitas do Ana Maria Brogui” foi lançado recentemente e é um dos mais procurados nas livrarias.

 

 

Créditos:
Amanda Sousa (vídeo)
Caíque Cobra (infográfico)
Carlos Rafael (áudio)
Mariana Prates (foto)
Michel Nogueira (produtor)
Rebeca Gois (texto)


 

AMANDA SOUSA BARROS/ CAÍQUE COBRA/ CARLOS RAFAEL/ MARIANA PRATES/ MICHEL NOGUEIRA/ REBECA GOIS
Publicada em: 08/12/2014
Indique ao amigo
Modo de impressão
+ NESTA EDIÇÃO

© Copyright 2011 - Momento Online. Todos os direitos reservados.