TAMANHO DO TEXTO AA
Comunicação e Arte / Publicada em: 29/10/2007
Claudio Lembo recebe título de Professor Honoris Causa da FMU
Ex-governador foi homenageado por sua contribuição ao ensino superior e à administração pública
O  ex-governador do Estado de São Paulo, professor doutor Claudio Lembo, recebeu nesta sexta-feira, dia 26/10, o mais importante título acadêmico das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU): "Outorga de professor honoris causa". O evento, que contou com a participação de diversas autoridades, aconteceu no Auditório Nelson Carneiro da FMU, campus Liberdade.

Lembo, que confessou estar emocionado com a homenagem, se considera um otimista em relação à educação no país, principalmente a de nível superior, que tem, segundo ele, um bom nível. Nesse sentido, fez questão de enfatizar a contribuição da FMU para a democratização do ensino, citada como exemplo de qualidade. Para Lembo, o grande avanço no país na área da educação foi a superação da fase em que o curso superior era destinado a poucos. "O ensino no passado era para uma elite econômica e hoje é para toda gente. Portanto, há uma melhora e distribuição da possibilidade de conhecer no Brasil" (ouça aqui a entrevista concedida).

Para o presidente da FMU, Edevaldo Alves da Silva, trata-se de um reconhecimento às virtudes pessoais como notável professor de ensino superior e administrador público que sempre buscou, por meio das ações de governo, a elevação da qualidade de vida e o bem-estar da coletividade.

Dentre as autoridades, estiveram presentes o ministro Marco Aurélio Mello, presidente do TSE e ministro do STF, o prefeito Gilberto Kassab, o presidente do Conselho e Estadual de Educação Pedro Salomão José Kassab, o deputado estadual Antonio Salim Curiati, o jornalista Bóris Casoy, a secretária-adjunta de Ensino Superior do Estado, Dra. Nina Beatriz Stocco Ranieri, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Rogério Amato,  o secretário Municipal de Relações Internacionais Alfredo Cotait Neto, o secretário de Participação e Parceria Ricardo Montoro, o presidente da Fapesp Celso Laffer,  o presidente da OAB Luiz Flávio D’Urso, e a presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo Maria Odete Duque Pertasi.

Pequena biografia
Claudio Salvador Lembo nasceu em São Paulo no dia 12 de outubro de 1934. É advogado, professor universitário e político. Foi governador do Estado de São Paulo entre 31 de março de 2006 a 31 de dezembro de 2006, sucedendo o governador Geraldo Alckmin, de quem era vice-governador.

Lembo é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da USP e doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde é professor titular de Direito Constitucional e de Direito Processual Civil, instituição da qual já foi reitor. Advogado desde 1959, publicou vários livros.

Exerceu os cargos de secretário dos Negócios Extraordinários do Estado de São Paulo entre 1974 e 1979, na gestão de Paulo Egydio Martins, secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo entre 1986 e 1989, durante a gestão de Jânio Quadros, secretário de Planejamento em 1993 também na Prefeitura, na gestão de Paulo Maluf, além de ter exercido o cargo de prefeito por diversas vezes, na condição de secretário dos Negócios Jurídicos, entre 1986 e 1989.
+ NESTA EDIÇÃO

© Copyright 2011 - Momento Online. Todos os direitos reservados.